sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Luto/ Morre François Lesagem, mestre dos bordados de alta-costura



François Lesagem, responsável pelo bordado de grifes de alta-costura, morreu aos 82. Foto: Getty ImagesO mundo da moda entrou em luto. Segundo o New York Times, a Chanel, marca proprietária do ateliê Masion Lesage, divulgou um comunicado para informar que François Lesagem, que a mais de meio século criou bordados para gamosas grifes de alta-costura, morreu aos 82 anos em Versalhes, na França.
Lesage foi reverenciado pela posição na alta costura artesanal e pela sua tradição de criar pontos anexados a mão. O número de designers de alta costura tem diminuído ao longo das últimas décadas, e por isso, Lesage manteve um grupo de artesãos, conhecida como "rede de petites". Mr. Lesage, o mais antigo bordador da França, procurou garantir o futuro da empresa através da criação de uma escola em Montmartre.
Há uma semana, o ministro da Cultura da França, Fréderic Mitterrand, o concedeu o título de Mestre das Artes e, na mesma época, também foi anunciado o nome de seu sucessor da empresa, Hubert Barreère, que assumiu o comando nesta quinta-feira (1).
François Lesage nasceu em 31 de março de 1929, "em uma pilha de contas e paetês", como ele mesmo dizia. Alguns anos antes do nascimento seus pais, Albert Lesage e Marie-Louise Favot, tinham comprado o estúdio bordados de Albert Michonet, fundada durante o Segundo Império.
Aos 19 anos Lesage mergulhou nos negócios da família, mudou-se para Los Angeles e abriu um estúdio em Sunset Boulevard, onde criava peças para estilistas e estrelas de cinema.
Mas quando seu pai morreu, em 1949, Lesage retornou a Paris para assumir o ateliê. Como o chefe da empresa, ele introduziu à marca muitos dos grandes estilistas da Europa, incluindo Cristóbal Balenciaga, Balmain Pierre e Christian Dior. Em seguida, conquistou Calvin Klein, Bill Blass e Oscar de la Renta.
A empresa disse que vai continuar a operar o ateliê Lesage.

Nenhum comentário:

Postar um comentário